quarta-feira, 11 de março de 2009

O que é Antropologia?

Autora: Luana Nascimento Vieira

Na aula do dia cinco de março 2009 a palestra abordou os seguintes temas:
O que é antropologia, seu objeto de estudo e suas vertentes: (1) a antropologia física( biológica) e (2) a antropologia social/cultural.

A antropologia é uma ciência que estuda todos os aspectos, experiências e história da humanidade. Estuda a capacidade, as noções e as formas de comportamento que as pessoas adquirem enquanto membros de uma sociedade. A palavra vem de ‘antropos’ e ‘logos’, termos gregos que podem ser traduzidos como ‘ser humano’ e ‘saber’, ou seja: a antropologia é o estudo dos seres humanos.

Dentro da discussão da disciplina e do seu objeto de estudo, outro questionamento foi levantado na sala, "o que é cultura"?
A palavra "cultura" vem de uma expressão do latim "colere" que quer dizer cultivar o solo, cuidar. Na antropologia, cultura representa a identidade de uma sociedade, seus costumes, tradições e organizações. Existindo em todo o mundo e ao longo da historia da humanidade diferentes culturas e não culturas superiores ou inferiores. Daí o equívoco em utilizar o termo "primitivo" para identificar certos povos.
Dentro das suas segmentações, a antropologia física(biológica) estuda os aspectos naturais do ser humano e a evolução. Inclui o trabalho dos paleontólogos, por exemplo. Para melhor compreensão desse ramo foi passado dois textos da reportagem de Scientific American, "Novo olhar sobre a evolução humana (n.2, 2003), um artigo de Ian Tattersal e um artigo de Rebecca L. Cann E Allan C. Wilson, " A recente gênese africana dos humanos". Os textos discutem a prosota de que os seres humanos modernos têm como ancestral comum uma africana que viveu há menos de duzentos mil anos. Isso é importante porque a antropologia fisica apoia a unidade da humanidade, e desmente a sua divisão em distintas raças com origens separadas.
A antropologia social/cultural foi desenvolvida de formas distintas em diferentes países e regiões. Na Grã-Bretanha foi desenvolvida a antropologia social, que estuda as interações entre os membros da sociedade. Nos EUA, foi desenvolvida a antropologia cultural, dividida em ‘quatro campos’:
  • antropologia biológica(física),
  • antropologia cultural,
  • antropologia arqueológica
  • antropologia lingüística.

Na França, os antropologos dividiram o trabalho antropológico em etnologia e etnografia. A etnologia compara diferentes sociedades e culturas, a etnografia estuda um determinado grupo que vive num dado presente.

Enfim, foi visto nessa aula que a antropologia é uma ciência holística que estuda a complexa unidade humana e as diferenças entre os povos.

quarta-feira, 4 de março de 2009

Site fantastico - documentários antropológicos, entrevistas com antropologos conhecidos e muito mais... http://www.nextimagem.com Ver "referências" para filme sobre Malnowski.