terça-feira, 17 de agosto de 2010

Próxima Aula - Quinta-Feira 19/08 - no auditório do CRH (na pavilhão de Aulas de São Lázaro




LÍDERES INDÍGENAS AMAZÔNICOS EM DIÁLOGO COM SÂO LÁZARO

LOCAL: FFCH/CAMPUS DE SÃO LÁZARO, AUDITÓRIO CRH

PROMOÇÃO: FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS / DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA / REVISTA CRH

DATA: 19 de agosto de 2010, 9:00-11:00


Programação

Agustinho Manduca Kaxinawá, ou Inka Muru Huni Kuin, e Osvaldo Kaxinawá, cujo nome indígena é Isaka Huni Kuin, farão uma breve exposição sobre o seu povo, os Huni Kuin do rio Jordão, e sobre o projeto de criação de uma Escola Xamanística, após o que responderão às questões suscitadas pelos estudantes. Eles serão apresentados pela Profa. Cecília McCallum, estudiosa da cultura Huni Kuin do Acre, através de uma breve fala e a apresentação de imagens.

Na sequência, ocorrerá o LANÇAMENTO DO CADERNO CRH VOL. 22 no.57


Quem são os Kaxinawá, Huni Kuin

Os Kaxinawá, que se autodenominam Huni Kuin, “Gente Verdadeira”, são falantes da família lingüística Pano Hãtxa Kuin, “língua verdadeira”. Eles habitam a floresta tropical desde o leste peruano até o Acre, constituindo a população indígena mais numerosa desse estado. Conquistaram o reconhecimento legal e a posse de várias áreas indígenas, nas quais a sua população está crescendo e fortalecendo a sua antiga civilização, através do estabelecimento da sua independência econômica e cultural, o fortalecimento da sua organização política e o engajamento com o estado nacional e a civilização não-indígena. Em todas as terras Kaxinawá do Acre há escolas funcionando com professores indígenas bilíngües, um agente de saúde e um agente agroflorestal.

Entre novembro e dezembro de 2009, dois representantes da Organização Não-Governamental, a AMEI - Associação de Arte, Meio Ambiente, Educação e Idosos de Salvador-BA - conheceram a aldeia São Joaquim, no Rio Jordão, desencadeando, assim, uma parceria na área de educação. Agostinho e Osvaldo Kaxinawá visitam Salvador através dessa parceria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário